Prós e contras da Carne vermelha
A carne vermelha tem uma trajetória polêmica, discutisse os benefícios e os malefícios desse alimento. Mas sem ele nosso corpo pode envelhecer mais cedo e a produção de anticorpos é reduzida, pois é essa carne que nos oferece proteínas essências à vida.
Carne de boi, porco, cordeiro e veado são excelentes fontes de proteína e aminoácidos necessários à regeneração celular, além disso, é fonte de ferro heme, que é mais facilmente absorvido pelo organismo e que também ajuda na renovação da célula.
Outro beneficio da carne é a presença da vitamina B12, essencial na proteção contra as anemias.
Porém, como tudo, existe o lado negativo deste alimento. As carnes vermelhas podem ser ricas em gorduras saturadas, que fazem mal ao organismo e em excesso são inflamatórias.
Além disso, deve-se ter cuidado na hora de comprar as carnes, pois alguns animais recebem antibióticos e hormônios que por sua vez são potencialmente nocivos ao organismo dos seres humanos.
O mais adequado é o consumo de carne de animais de criação livre, que não são criados em currais, e sim em pastos e que, além disso, sejam carnes orgânicas, que vêm de animais que não recebem hormônios e antibióticos e comem ração livre de agentes químicos potencialmente perigosos.
Uma dica da nutricionista funcional Daniela Jobst para quem gosta de carnes exóticas: "Opte pelo bisão (búfalo) ou avestruz, que trazem os mesmos benefícios das carnes de outros animais".
Fonte: www.nutrijobst.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário