terça-feira, 2 de agosto de 2011

Posição dos pés durante caminhada influencia torção de tornozelo

Manter o pé muito próximo do chão é uma das causas.

     De acordo com um novo estudo publicado no American Journal of Sports Medicine, o posicionamento dos pés pouco antes de fazer contato com o solo durante uma caminhada ou corrida pode aumentar os riscos de torcer o tornozelo. A análise foi conduzida por cientistas da University of Georgia, nos Estados Unidos.

     A pesquisa coletou informações de cerca de 30 homens que praticavam esportes por hobby. Alguns deles apresentavam histórico de repetitivas torções e outros não. O grupo foi, então, submetido a diversas atividades monitoradas por equipamentos de captura de movimentos. A grande inovação do estudo foi observar todos os três possíveis movimentos do tornozelo.

     Os resultados apontaram que pessoas que haviam torcido o tornozelo diversas vezes demonstraram altura menor entre os pés e o chão durante a corrida, comparados aos que nunca torceram ou o fizeram poucas vezes. Outra constatação foi a de que um maior número de torções estava ligado à inclinação dos dedos dos pés para baixo durante a caminhada.

     Torção de tornozelo é uma das lesões mais comuns no esporte e, segundo os estudiosos, quanto mais vezes uma pessoa passa pela experiência, mais chances ela tem de repeti-la. Entretanto, quase todo mundo que é fisicamente ativo deverá sofrer a torção em algum momento.

Benefícios do calçado ideal

     Não importa se você corre, faz ciclismo ou joga basquete. O uso de um tênis adequado é fundamental para garantir o bom rendimento da prática esportiva, além de proteger o seu corpo contra uma série de lesões. Confira a seguir diferentes problemas que um bom calçado previne:

Menos lesões - com os exercícios de fortalecimento muscular e o tênis certo para o seu esporte, as articulação são protegidas contra acidentes e sobrecarga.

Cansaço na medida - o desgaste físico é menor com um calçado que atende melhor as necessidades de movimento do esporte que você pratica.

Coluna preservada - sozinho, seu tênis não corrige a postura. Mas com o amortecimento de acordo com o seu tipo de pisada, a sobrecarga das vértebras é prevenida, diminuindo as dores nas costas e a acentuação de desvios.

Livre de calos e bolhas - os tênis próprios para a prática de exercícios têm revestimento interno adaptado para o atrito dos pés - o que não dispensa o uso de meias. Assim, as chances de sofrer com calos ou bolhas são reduzidas.

Mais prazer - o conforto provocado pelo uso do calçado certo permite que você treine mais à vontade, esquecendo o tempo e aproveitando os exercícios como um momento de diversão.


Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/noticias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário