segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Mulheres fumantes tem maior risco de problemas no coração do que homens, aponta estudo

Pesquisadores suspeitam que o organismo feminino absorve mais toxinas


         29 de agosto marca o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo. O objetivo é conscientizar a população sobre os malefícios do cigarro. No caso das mulheres, há mais motivos para preocupação.

         Um recente estudo de cientistas norte-americanos aponta que mulheres fumantes têm mais chances de desenvolver problemas no coração. Os resultados foram divulgados no periódico médico Lancet.

         Os cientistas compararam estudos realizados entre 1966 e 2010, verificando a relação entre o tabagismo e doenças coronárias. Os dados obtidos indicam que, para cada ano em que uma mulher fuma, os riscos de doença cardíaca aumentam 2% a mais do que nos homens. No geral, o risco de problemas no coração é 1,25 vezes maior nas mulheres.

         Os pesquisadores levantam duas hipóteses para explicar o problema. Uma delas seria a questão psicológica, já que os hábitos de homens e mulheres fumantes podem variar. A outra explicação seria de ordem biológica. É possível que o organismo feminino absorva mais toxinas que o masculino, mesmo que homens e mulheres fumem a mesma quantidade de cigarros por dia.


Faz mal para a mulher e para as pessoas ao redor

         Outro ponto que preocupa médicos em todo o mundo é o fumo durante a gravidez. Pesquisas recentes mostram que o hábito pode gerar uma série de consequências para o bebê, como deformações físicas, doenças gastrintestinais e redução na taxa de HDL, o colesterol bom.

         Apesar dos riscos aparentemente óbvios, o pesquisador Allan Hackshaw, da University College London (Londres), alerta que muitas gestantes fumam devido a crenças populares.

         — Ainda há a ideia entre algumas mulheres de que o fumo ajuda a formar um bebê menor e, assim, o parto será mais fácil — explica.

         Além dos problemas de saúde, convenhamos que fumar também causa alguns transtornos sociais. Passar aperto em fumódromos de bares e restaurantes não é legal — sem falar no frio, nos locais abertos. Fora isso, não há perfume que disfarce o cheiro desagradável que a fumaça deixa na roupa, nos cabelos e no hálito de uma fumante. Melhor evitar.

  Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/donna

Nenhum comentário:

Postar um comentário