segunda-feira, 18 de julho de 2011

Tolerar situações desagradáveis sem dizer nada pode ser mais prejudicial do que se expor e falar o que pensa



          Todo mundo já deve ter passado por alguma situação em que preferiu ficar calado a expor seu ponto de vista. A razão para isso, geralmente, é o receio de desagradar alguém e o medo de reprovação. Por causa disso também, muitas pessoas têm dificuldades em dizer ‘não’ para alguns favores que prefereriam não atender. Mudar esse comportamento nem sempre é fácil, mas pode ser benéfico para o bem-estar e os relacionamentos.

         Defender seu posicionamento não significa agredir os outros com as palavras. Lidar com as situações delicadas com equilíbrio pode ser o caminho mais sensato para quem deseja expressar os sentimentos e ser ouvido de verdade. Afinal, perder o controle não vai fazê-lo ser mais respeitado, mas o fato de falar quando não concorda não é motivo para que a outra pessoa passe a gostar menos de você.

         Além de aprender a expor as opiniões, saber dizer ‘não’ pode evitar raiva e frustrações. Por mais que algumas vezes seja necessário fazer um esforço para satisfazer pessoas queridas, colocar limites também é fundamental, caso contrário, todos os ‘sim’ ditos contra a vontade serão indigestos.

         Portanto, na próxima vez que algo desagradá-lo, experimente expressar seus pensamentos e, quando não puder atender ao pedido do outro, tente dizer ‘não’. Aos poucos, é possível aprender a encontrar o equilíbrio e deixar de ser sempre o bonzinho sem perder o controle e a boa convivência.

Fonte: Revista Vida Simples (Julho 2011), Harvard Business Review.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário