segunda-feira, 25 de julho de 2011

Café pode ajudar na prevenção contra câncer de próstata

Tanto a versão com cafeína como a descafeinada são benéficas ao corpo


       Homens que tomam quantidades moderadas de café regularmente têm menos riscos de desenvolver câncer de próstata, especialmente a forma mais letal dele, diz um estudo feito por cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. De acordo com dados do IBGE, o câncer de próstata mata aproximadamente 15 mil homens todos os anos no Brasil.

       O estudo começou em 1986 e contou com a participação de aproximadamente 48 mil homens. Durante esse período, os hábitos alimentares de cada um dos participantes foram acompanhados pelos cientistas. Até 2006, quando acabou a coleta de dados, cinco mil homens desenvolveram câncer de próstata. Entre eles, 642 tiveram a forma mais letal do câncer.  
 Depois de analisar os resultados, os cientistas observaram que os homens que tomavam de três a cinco xícaras de café diariamente tinham 20% menos chances de desenvolver a doença, se comparados às pessoas que não ingeriam a bebida. Já a proteção contra tipos mais agressivos de câncer chegou a ser 60% maior.

       Mesmo sem ter provas concretas da relação entre o café e a doença, os autores do estudo acreditam que os antioxidantes contidos na bebida, que diminuem a proliferação de novas células cancerígenas, podem explicar essa relação. O que surpreendeu os autores do estudo foi que tanto a versão com cafeína como a descafeinada apresentaram o mesmo grau de proteção contra o câncer de próstata.

       Outro alimento que ajuda na prevenção de câncer de próstata: os brócolis. Um estudo feito por cientistas britânicos mostrou que o consumo regular do vegetal provoca modificações na atividade de certos genes associados ao desenvolvimento desse tipo de câncer.

       Alguns estudos anteriores já sugeriam que uma dieta rica em vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, repolho e agrião, pode reduzir o risco de câncer. Porém, a atuação de determinados alimentos ainda não tinha sido descoberta.

       Com essa pesquisa do Instituto de Pesquisas sobre Alimentos de Norwich, na Inglaterra, foi dada a largada rumo à comprovação prática de que os brócolis alteram a produção de proteínas chamadas de fatores de crescimento. Tais fatores de crescimento estimulam a divisão ou o desenvolvimento celular, que contribuem para a evolução do câncer.  

       A conclusão é resultado de um ano de estudo. Homens considerados como participantes de grupos de risco foram divididos em duas equipes: uma comeu 400 gramas de brócolis por semana e outra, 400 gramas semanais de ervilha, além de sua dieta habitual. Depois de seis meses, amostras de tecidos foram retiradas de suas próstatas a fim de medir a atividade de diversos genes.

       No grupo de homens que consumiu brócolis, as amostras mostraram alterações na produção de fatores de crescimento, como o TGF beta 1 e o EGF, assim como da insulina, hormônio que também é associado à evolução do câncer de próstata e outros tumores.
  


segunda-feira, 18 de julho de 2011

Tolerar situações desagradáveis sem dizer nada pode ser mais prejudicial do que se expor e falar o que pensa



          Todo mundo já deve ter passado por alguma situação em que preferiu ficar calado a expor seu ponto de vista. A razão para isso, geralmente, é o receio de desagradar alguém e o medo de reprovação. Por causa disso também, muitas pessoas têm dificuldades em dizer ‘não’ para alguns favores que prefereriam não atender. Mudar esse comportamento nem sempre é fácil, mas pode ser benéfico para o bem-estar e os relacionamentos.

         Defender seu posicionamento não significa agredir os outros com as palavras. Lidar com as situações delicadas com equilíbrio pode ser o caminho mais sensato para quem deseja expressar os sentimentos e ser ouvido de verdade. Afinal, perder o controle não vai fazê-lo ser mais respeitado, mas o fato de falar quando não concorda não é motivo para que a outra pessoa passe a gostar menos de você.

         Além de aprender a expor as opiniões, saber dizer ‘não’ pode evitar raiva e frustrações. Por mais que algumas vezes seja necessário fazer um esforço para satisfazer pessoas queridas, colocar limites também é fundamental, caso contrário, todos os ‘sim’ ditos contra a vontade serão indigestos.

         Portanto, na próxima vez que algo desagradá-lo, experimente expressar seus pensamentos e, quando não puder atender ao pedido do outro, tente dizer ‘não’. Aos poucos, é possível aprender a encontrar o equilíbrio e deixar de ser sempre o bonzinho sem perder o controle e a boa convivência.

Fonte: Revista Vida Simples (Julho 2011), Harvard Business Review.


 

terça-feira, 12 de julho de 2011

TREINAMENTO SUSPENSO

       O Treinamento Suspenso é uma das novas explosões nas tendências do fitness. Utilizada e aprimorada pelas forças militares americanas, o treinamento suspenso ganhou seu espaço e reconhecimento no mundo fitness pelo benefício global em termos de condicionamento físico.
       Com um único acessório – a fita de suspensão – é possível trabalhar flexibilidade, equilíbrio, força, condicionamento cardiorrespiratório, tonificação e resistência muscular. Ou seja, o Treinamento Suspenso pode desenvolver múltiplas valências físicas em uma única aula.
       Nas aulas de TS quem estipula a intensidade do treino é o próprio aluno, de acordo com o ângulo do corpo em relação ao ponto de fixação da fita.
       O Treinamento Suspenso trabalha sempre com o CORE, uma unidade integrada composta de 29 pares de músculos que suportam o complexo do quadril, cintura pélvica e cintura abdominal, tendo como principais funções:
             1 - Manter um adequado alinhamento da coluna lombar contra a ação da gravidade;
             2 - Estabilizar a coluna e pélvis durante os movimentos e;
             3 - Gerar força para os movimentos do tronco e prevenir lesões.
       Por isso o TS possibilita manter seu abdômen tonificado de uma forma extremamente eficiente e funcional, já que ativa músculos internos que geralmente não são atingidos em muitos exercícios tradicionais.


Profº Raphael Silveira orientando na aula-piloto de TS
da Fitness Hall
       E é claro, com todas essas qualidades que a Fitness Hall, sempre preocupada com a saúde e bem-estar de seus alunos, não poderia deixar de oferecer esse tipo de aula para você! Então aguarde, a partir da próxima Segunda-Feira (18/07/11) o lançamento da nova aula – TREINAMENTO SUSPENSO!!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Estudos revelam que refrigerante diet não ajuda na dieta e pode trazer risco à saúde

Pesquisas associam a ingestão da bebida ao aumento da circunferência abdominal e das taxas de açúcar no sangue

Divulgação / Ver Descrição       Dois novos estudos apresentados na última semana em uma conferência da Associação Americana de Diabetes associam a ingestão de refrigerantes diet ao aumento da circunferência abdominal e das taxas de açúcar no sangue, ou seja, a malefícios para a saúde.

       No primeiro deles, realizado pelo Centro de Saúde da Universidade do Texas, 474 pessoas foram divididas em dois grupos: um com as pessoas que consumiam dois ou mais refrigerante diet por dia e outro com pessoas que não ingeriam esse tipo de bebida. Depois de 10 anos sendo acompanhadas, revelou-se que os participantes do primeiro grupo tiveram um aumento na circunferência abdominal 70% maior que os outros.

        A segunda pesquisa, de acordo com o site
My Health News Daily, mostrou que o aspartame, um adoçante utilizado em bebidas diet, aumentou os níveis de açúcar no sangue de camundongos propensos à diabetes.

        — Os dados deste e de outros estudos semelhantes sugerem que a promoção dos refrigerantes diet e adoçantes artificiais como alternativa saudável pode ser mal aconselhada. Eles podem ser isentos de calorias, mas não das consequências — disse a pesquisadora e professora de Medicina da Universiadade do Texas, Helen P. Hazuda.

         Segundo os pesquisadores, a gordura abdominal é um fator de risco para a diabetes, doenças vasculares, câncer e outras condições crônicas.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Parabéns ao Érico !

A equipe Fitness Hall parabeniza o professor da musculação ÉRICO DA CUNHA, que venceu as 3 estapas do Desafio 15 Milhas Ipanema! Parabéns, Rico!