segunda-feira, 30 de maio de 2011

Dica do dia: prática de exercícios no frio ajuda a queimar mais gordura

     Que o inverno no Rio Grande do Sul é rigoroso ao extremo, todos sabemos. Hoje, apesar de estarmos a 22 dias do inverno, a segunda-feira amanheceu sob a temperatura de 9ºC. Eis que surge o momento cruel do dia: levantar da cama quentinha e ir para a academia. Pois saiba que ela pode ser sua aliada na queima de gordura.

     As mudanças fisiológicas geradas pelo frio podem potencializar os exercícios realizados e aumentar os efeitos, por exemplo, para quem pretende queimar gordura ou diminuir o peso. A explicação para isso é que com a temperatura mais baixa, o corpo tende a queimar mais calorias, para auemntar seu próprio calor. "Pessoas sedentárias podem conseguir bons resultados se escolherem esta época para iniciar um programa de exercícios físicos", garante o professor de musculação da academia Runner e personal trainer Marcelo Casemiro.

     Entretanto, essa regra não pode ser generalizada. Segundo a professora do Departamento de Biodinâmica do Movimento do Corpo Humano, da Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo (EEF-USP), Cláudia Forjaz, os resultados vão depender da quantidade e intensidade do exercício e, principalmente de uma alimentação adequada.

     "Com exercícios leves, de intensidade moderada, em que apesar do exercício você ainda sente o frio, há uma queima maior de calorias. Exercícios de intensidade maior, que geram um aquecimento mais elevado do corpo, vão gerar uma queima grande de carboidrato. Na hora de repor essa queima é que, com uma alimentação balanceada e orientada, você pode induzir seu corpo a gastar gordura. No frio, a tendência natural do organismo é buscar mais alimento e acumular gordura, que é o isolante térmico natural, portanto, só o exercício não resolve", explica Forjaz.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Abertas as Inscrições - CIRCUITO POA DAY RUN - 2ª ETAPA‏

Estão abertas as inscrições para a 2 Etapa do Subway Circuito POA Day Run, que vai acontecer dia 14/08/2011.

Abaixo, confira algumas informações sobre o Circuito:

Valor e Período de inscrições:
De 17/05 a 05/07 - Valor - R$ 60,00 e a partir de 06/07 a 04/08 - Valor de R$70,00
Atenção, pois o número limite de inscritos para a segunda etapa será de 3000 mil atletas.
 
Pagamento das inscrições:
Confirme sua inscrição e faça o pagamento na recepção da Academia. (Pagamento somente em dinheiro).

Informações sobre as etapas do Circuito Poa Day Run:
O Circuito terá 3 etapas com distancias distintas e progressivasSempre com estrutura e largada no Barra Shopping Sul.

01.05.2011 – 1º Etapa - 5km e 10km - largada no Barra Shopping - largada 9h (JÁ REALIZADA)
14.08.2011 – 2º Etapa - 5km, 8km e 16km - largada no Barra Shopping - largada 9h
20.11.2011 – 3º Etapa - 5km, 10km e 21km - largada no Barra Shopping - largada 8h

O conceito é o mesmo da Summer Night Run  e da Poa Night Run, com estrutura de Lounge, diversos serviços à disposição dos corredores e de seus acompanhantes, atrativos no percurso entre outras surpresas.

Maiores detalhes estão disponíveis no site:
www.poadayrun.com.br

 

terça-feira, 24 de maio de 2011

Dica do dia

Tome um café da manhã caprichado

Refeição evita depósito de gordura localizada e ajuda nas atividades intelectuais 

     Se você tem o hábito de sair de casa correndo sem comer nada, pare já com essa mania! A primeira refeição do dia é tão importante que vale a pena acordar dez minutos mais cedo para fazê-la.
     Depois de horas sem se alimentar, o corpo precisa repor energia logo que acorda. "O
café da manhã faz com que o nosso metabolismo volte a funcionar corretamente, pois durante a noite, ele fica lento e sem receber energia", diz a nutricionista Daniela Jobst.
     A nutricionista explica também que esta refeição deve ser completa, com proteínas, vitaminas, minerais e carboidratos. "Comer logo cedo traz inúmeros benefícios: dá energia necessária para praticar exercícios, diminui a fome ao longo do dia, evita depósito de
gordura localizada e ajuda nas atividades intelectuais". 

     Muita gente acha que pular o café pode ajudar a emagrecer, mas isso não é verdade. Uma pesquisa do Hospital de Clínicas de Caracas, na Venezuela, em parceria com a Universidade Virginia Commonwealth, nos Estados Unidos, mostrou que mulheres que ingeriam pelo menos a metade das calorias totais do dia ainda na primeira refeição emagreceram mais do que aquelas que comeram menos.
     Isso tem uma explicação simples: quando você acorda e não fornece o combustível necessário para o seu organismo, ele entende que precisa economizar. Dessa maneira, gasta menos energia e o emagrecimento fica mais difícil. "Quem não toma café da manhã acaba comendo um volume maior no almoço, exagerando na gordura e nas calorias", explica a nutricionista Carolina Mesquita.  

Desjejum de rainha

     A história de que você deve ter um café da manhã de rainha, um almoço de burguesa e um jantar de plebeia é válida. O desjejum deve estar repleto de frutas e cereais integrais, sem abandonar as proteínas.
     Os cereais são ótimas fontes de fibras. Elas regulam o intestino, aumentam o volume das evacuações, auxiliam no controle da glicemia, na redução dos triglicerídeos e do colesterol.
     Aposte em pães e grãos integrais, frutas como laranja, mamão e banana, além da linhaça, germe de trigo, quinua e granola. Para garantir as porções de proteínas, opte pelas fontes magras, como laticínios desnatados, queijo branco, ricota, pasta e leite de soja, leite ou iogurte desnatado. 


Fonte : http://www.minhavida.com.br

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Treinamento Funcional


Começam amanhã as aulas de Treinamento Funcional com a profª Lara !

O treinamento funcional é o método que prima pela educação do movimento e estabelece o equilíbrio entre funções, gerando saúde e performance com segurança e eficácia. Conheça, participe !

Aula de Ritmos - Especial Dança Flamenca


Dia 20 de maio, última sexta-feira, foi dia de Dança Flamenca na aula especial de Ritmos, com participação da aluna Tatiana Suarez, às 10h30min !

sexta-feira, 20 de maio de 2011

quarta-feira, 18 de maio de 2011

A Felicidade é contagiosa

A felicidade e o bem-estar dos seus amigos, e dos amigos deles, podem ter influência direta no seu humor, nos seus hábitos e na sua qualidade de vida

por Giuliano Agmont

          Os especialistas apenas alertam: o círculo social é uma mão de duas vias. Do mesmo modo que conduz o vírus da felicidade, pode trazer influências não tão desejáveis, como a depressão, o mau humor, os vícios e por aí vai. Em outras palavras, o amigo do amigo do seu amigo pode ser um agente transmissor das doenças ditas não contagiosas. Isso significa que é importante estar atento a essas influências negativas.

       A primeira coisa a fazer é entender que, embora estejamos falando de reações neurológicas espontâneas, podemos, sim, ter controle sobre elas e nos proteger. E não se trata aqui de se afastar de amigos que estejam acima do peso ou, então, em frangalhos emocionais. Afinal, a amizade está acima do estado de saúde das pessoas... “Mas também não precisamos ficar passivos diante de alguém que vive de cara fechada ou reclamando de tudo”, orienta o psicobiólogo José Roberto Leite, do Departamento de Medicina Comportamental da Universidade Federal de São Paulo. “É preciso uma atitude assertiva, isto é, deixar claro para o outro que o mau humor dele está fazendo mal também para você. Sem agressividade, mas com firmeza.”

       De acordo com Leite, a ideia não é exigir do outro que mude sua atitude. Principalmente quando o assunto for cigarro ou maus hábitos alimentares. “É preciso apenas ser coerente com você mesmo e sua saúde. Muita gente, querendo agradar, é condescendente com comportamentos alheios e acaba se prejudicando”, constata Leite, que cita o caso do amigo depressivo. “Por mais que você goste dele, não dá para ficar refém de suas amarguras e ser submetido a elas a toda hora. É importante dar apoio, mas em algum momento tem de haver um basta, para que ele deixe de se escorar em você e vá se ajudar.”

       A psiquiatra Alexandrina Meleiro, que trabalha no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, confirma que a depressão é contagiante. E chama a atenção para outra questão relevante: existem pessoas mais ou menos vulneráveis a influências. “A maturidade emocional é decisiva nessa hora. Pessoas que têm muita dificuldade para lidar com dores e frustrações são mais suscetíveis”, avalia. “Um bom exemplo é o de uma crise: diante dela, há os que se queixam, os que esperam que os outros a resolvam e os que tomam atitudes para enfrentá-la. Os mais maduros são os que se ajustam às dificuldades.”

        Outra maneira de se livrar de algumas roubadas, dizem os especialistas, é escolher os amigos com cautela. Eles recomendam ficar o máximo de tempo possível com aqueles que se mostram sempre dispostos e sorridentes. Sugerem ainda que se busquem companhias com interesses comuns e saudáveis, como correr ou cozinhar pratos balanceados. Ou seja, algo que pode ser socializado. Diante de pessoas com estado emocional ou comportamentos dos quais a gente quer distância, a orientação é esquivar-se da natural inclinação que temos para imitar expressões faciais e posturas. “Enfim, temos de procurar nos blindar sempre, sabendo o que queremos e o que não queremos para a nossa vida. Afinal, a influência social nos acomete o tempo todo”, aconselha Alexandrina Meleiro.
Fonte: http://saude.abril.com.br

terça-feira, 17 de maio de 2011

FITNESS PARTY !!!!


A Fitness Hall convida você, direto da Festa do Zé, dia 10 de JUNHO, a partir das 23h no EspaçoTronicx, dentro do Shopping Total !

Ingressos na recepção das academias Fitness Hall  3 Figueiras !




quinta-feira, 12 de maio de 2011

Insônia: conheça métodos que combatem este problema


Remédios e mudanças de hábitos podem resolver dificuldade para manter o sono

Muita gente que sofre de insônia se acostuma com as consequências do distúrbio, como cansaço, sonolência excessiva, irritabilidade, dor de cabeça, raciocínio lento e dificuldade de concentração, e tende a acreditar que nunca terá uma boa qualidade de sono.

Não é verdade. "A insônia é curável, mas depende da disposição da pessoa em mudar hábitos e seguir o tratamento", garante a médica pneumologista do Instituo do Sono Luciana Palombini. Tratar a insônia é essencial para a manutenção da qualidade de vida e da saúde, já que doenças psiquiátricas (ansiedade e depressão) e cardiovasculares podem surgir em decorrência da falta de sono. Faz parte do tratamento da insônia o uso de medicamentos hipnóticos, que provocam e prolongam o sono. 

"Existem os hipnóticos benzodiazepínicos, como o clonazepam, e os não benzo daizepínicos, como o zolpidem. Atualmente, se dá preferência à segunda categoria, pois tem menor chance de efeitos colaterais e dependência", explica a especialista.

"Também podem ser utilizados fitoterápicos, entre eles a valeriana, que é hipnótica, e não tem efeitos colaterais", orienta. Passiflora, melissa e avenna sattiva são outras plantas que têm propriedades calmantes e podem ajudar o insone a dormir melhor. Além disso, existe o tratamento comportamental, que, de acordo com Luciana, inclui:

1 - Higiene do sono e controle de estímulos:
- Manter horários regulares de dormir e, principalmente, acordar;
- Evitar atividades estimulantes perto da hora de dormir;
- Se, ao tentar dormir ou após acordar no meio da noite, a pessoa não conseguir pegar no sono novamente, deve evitar ficar na cama deitada, pensando em problemas. Caso demore mais de meia hora para voltar a adormecer, o indivíduo deve se levantar, fazer alguma atividade relaxante e retornar para a cama somente quando sentir sono; 

- Praticar atividade física regular. O ideal para quem tem dificuldade em iniciar o sono é fazer o exercício pela manhã;
- Não levar preocupações e assuntos de trabalho para a cama;
- Evitar consumir café após as 18h e cigarro ou álcool em qualquer horário;
- Manter o quarto escuro, sem ruídos e confortável.

2 - Restrição de sono: 
A pessoa deve dormir menos do que precisa por um período para favorecer a consolidação do sono. Depois dessa fase, deve retomar o tempo de sono normal. Esse procedimento só deve ser feito com acompanhamento profissional.

3 - Técnicas de relaxamento: 

Relaxamento muscular progressivo e meditação são alguns dos métodos que ajudam quem tem insônia. Também é importante o acompanhamento de um profissional, pelo menos inicialmente. 

4 - Terapia cognitiva: 
Esse método psicoterápico visa trabalhar crenças e expectativas inadequadas a respeito do sono. Mais uma vez, a orientação de um profissional especializado é necessária.

Antes de adotar qualquer uma dessas orientações, é preciso procurar um especialista em medicina do sono para avaliar a situação global do paciente. "A pessoa pode se considerar insone se tem dificuldade para iniciar ou manter o sono acima de três vezes por semana por um período de, no mínimo, 30 dias", afirma Luciana. Mas exames complementares precisam ser realizados para descartar a presença de outros distúrbios, como a síndrome da apneia obstrutiva do sono.